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A New Roads Consultoria, empresa de referência em treinamentos e consultorias em engenharia rodoviária e pavimentação urbana, realiza em Manaus (AM), entre os dias 13 a 15 de agosto, curso sobre Dimensionamento de Pavimentos, com o palestrante convidado Prof. Eng. Ph.D. José Leomar Fernandes Júnior.

O treinamento será dividido em três módulos, de 10 horas/aula cada um, sendo o Módulo I – Dimensionamento de Pavimentos Rodoviários e Urbanos; o Módulo II – Novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa) e Módulo III – Especificações Superpave para Misturas Asfálticas.

O Módulo 1 irá discutir a Complexidade dos Pavimentos Asfálticos; o Efeito das Solicitações do Tráfego sobre o Desempenho dos Pavimentos; as Propriedades Mecânicas dos Materiais Constituintes das Camadas dos Pavimentos; os Defeitos Estruturais que Condicionam o Dimensionamento de Pavimentos; e o Cálculo das Respostas Estruturais Associadas ao Desempenho dos Pavimentos.

O Módulo 2 irá abordar o Novo Método de Dimensionamento Nacional (MeDiNa): a Alteração da Estrutura e de Materiais; a Caracterização dos Materiais Asfálticos,  dos Materiais Estabilizados, dos Materiais Granulares, Solos Finos, Siltosos e Argilosos; a Caracterização dos Subleitos, das Camadas Existentes e do Tráfego; além de Calibração e Validação.

Já o Módulo 3, irá discutir as Especificações Superpave para Misturas Asfálticas; Caracterização dos Agregados segundo o Método Superpave; as Propriedades de interesse e ensaios utilizados; a Curva granulométrica e relações volumétricas dos agregados; Propriedades de consenso; Fundamentos da Caracterização de Ligantes Asfálticos segundo o Método Superpave; Efeito da velocidade de aplicação de carga e do volume de tráfego; Requisitos volumétricos, entre outros assuntos.

O palestrante convidado, Prof. Eng. Ph.D. José Leomar Fernandes Júnior, é docente e pesquisador do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP; foi Professor Visitante da Universidade de Viena (Áustria), Universidade do Minho (Portugal), Universidade da Flórida e Universidade do Texas; e possui mais de 200 artigos publicados em livros, revistas técnicas e anais de Congressos em 18 países.

MeDiNa – O Método de Dimensionamento Nacional é baseado em propriedades fundamentais dos materiais constituintes das camadas dos Pavimentos, com as quais os engenheiros tomam contato desde a primeira aula de Resistência dos Materiais. “Representa um avanço em relação aos métodos empíricos, baseados em propriedades não diretamente relacionadas com os problemas que se quer evitar, ainda que esteja chegando com três décadas de atraso. Permite a análise dos efeitos não só da alteração de espessura das camadas, mas da escolha dos materiais constituintes e da interação entre camadas com diferente rigidez”, explica José Leomar. “Como o desempenho de todo e qualquer pavimento é complexo, dependente de fatores que não conseguimos controlar, vai haver sempre uma parcela empírica, complementar ao mecanístico, que precisa ser continuamente aperfeiçoada. Portanto, o MeDiNa, assim como outros métodos empírico-mecanísticos, não é panaceia e precisará ser continuamente aperfeiçoado”, acrescenta.

Ainda de acordo com o engenheiro, uma das vantagens do MeDiNa é permitir que a escolha dos materiais, não só da camada asfáltica, seja representada nas análises estruturais. Portanto, laboratórios tornarão a ser fundamentais, como foram no passado não tão distante no Brasil, e sempre foram nos países que nos servem de referência. “Efeitos de alterações no traço, por exemplo, poderão ser analisados mecanisticamente e, na sequência, economicamente”, conclui.

Fonte: New Roads